Vegans que moram no Japão sabem como não é fácil achar variedade de chocolates vegan-friendly aqui, mas a empresa Meiji têm algumas opções de chocolates vegetarianos que podemos encontrar em konbinis e supermercados 😀

Não sei se vocês notaram, mas eu não uso o termo ‘vegano’ para produtos que não são de empresas veganas, ou quando o restaurante não é vegano, eu uso o termo vegano somente para empresas e restaurantes que se comprometeram em fazer produtos ou fornecer alimentos que não explorem e nem matem os animais no geral, caso contrário eu continuarei usando o termo ‘vegetariano’, ‘vegan-friendly’ ou ‘acidentalmente vegano’ que é o correto.
Quero esclarecer aqui porque pode parecer confuso às vezes, mas eu acho que é importante nós classificarmos tudo de uma maneira correta, pois veganismo NÃO é uma dieta, ok?!

Voltando a falar dos chocolates, primeiramente gostaria de deixar claro e também agradecer a Rachel do grupo Japan Vegan Labeling and Options Group pela sua dedicação em ir buscar informações sobre essas opções de chocolates e disponibilizar para todos, assim como mais uma pessoa do grupo que também fez a pesquisa dos ingredientes com a empresa, todo o crédito e agradecimento às duas.

De qualquer forma, eu também liguei na Meiji para confirmar os chocolates que são vegetarianos, e também para eles verem que existem mais pessoas no Japão interessadas sobre o assunto 😛

Os chocolates da Meiji que não contém nada de origem animal são esses:

Chocolate amargo 72%. Foto: site Meiji.

Chocolate amargo 86%. Foto: site Meiji.

 

Chocolate amargo 95%. Foto: site Meiji.

Chocolate amargo 72% com cacao nib. Foto: site Meiji.

 

Chocolate amargo 72% com raspas de laranja. Foto: site Meiji.

Chocolate amargo 70% feito com cacau da Venezuela. Foto: site Meiji.

Chocolate amargo 70% feito com cacau do Brasil (Tomé-Açu) e República Dominicana. Foto: site Meiji.

Chocolate amargo 70% feito com cacau do Equador e Peru. Foto: site Meiji.

Chocolate amargo 67% com yuzu (fruta cítrica) feito com cacau da República Dominicana. Foto: site Meiji.

No rótulo você verá que está escrito assim em japonês: (一部に乳製品・大豆を含む) que significa que uma parte contém laticínio e soja, mas o que significa?
No caso da Meiji, está escrito porque na mesma linha de produção usa-se laticínio e soja, mas nos chocolates em si não contém, isso é um alerta para as pessoas que tem alergia a esses ingredientes.
Outra coisa, perguntei também sobre o emulsificante (乳化剤), e eles usam de origem vegetal nos chocolates 😉

Outra informação MUITO importante é que a Meiji NÃO TESTA seus produtos em animais.
Sim, empresas de alimentos também realizam testes em animais, muitos deles para saberem os efeitos dos aditivos, aromatizantes, entre outros que vão nos alimentos.
Nota do site sobre os testes:

動物実験に関する考え方: 当社は、食品の商品開発に際し、外部委託を含めてヘルスクレームを実証する為の動物実験を行わない方針です。 但し、法的に求められ、代替試験法がない場合は、やむを得ず動物実験を行うことがあります。

Tradução: Conceito de experimento animal – Nossa empresa não realiza experimentos em animais para demonstrar alegações de saúde, incluindo terceirização, quando desenvolvemos produtos alimentícios. No entanto, se for legalmente exigido e não houver um método de teste alternativo, é necessário conduzir experiências com animais de forma inevitável.

Cada chocolate da edição ‘The Chocolate’ tem uma característica diferente. Tem chocolate que tem o gosto mais acentuado de cacau, enquanto outro já é um sabor mais aromatizado.

Da edição do ‘The Chocolate’ eu provei o segundo, terceiro e o quarto, e o que eu mais gostei por incrível que pareça foi o sabor ‘yuzu’ (não gosto muito de sabor cítrico nos doces).
O laranja que é feito com cacau do Brasil também, eu achei o gosto bem acentuado, a ponto de eu começar a espirrar (alguém também é assim? rs), mas é gostoso, você come um pedacinho e já está satisfeita de chocolate.

Eu achei linda as embalagens, como muitos de vocês sabem, muitas embalagens japonesas são todas trabalhadas e originais.


As duas moças que me atenderam no SAC da Meiji foram suuuuuuuuper atenciosas e fofas, e eu geralmente quando ligo falo mais que a boca (hahaha), eu começo a contar o porquê eu tô perguntando, falo das dificuldades, enfim, choro as pitangas das dificuldades de quem é vegan no Japão, e aproveitei que elas eram super fofas deixei minha sugestão a eles de começarem a pensar em produzir produtos usando leite vegetal, pois existem as pessoas alérgicas e existem os veganos O/

Para quem fala japonês e também quer deixar a sua sugestão, ligue para: 0120-041-082.
Site da empresa: https://www.meiji.co.jp/

Espero mais uma vez ter ajudado, qualquer dúvida, por favor, deixe nos comentários que irei responder todos vocês! 

 

Translate »